Desde janeiro de 2021 foi estipulado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb a implantação do Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos – SIGOR MTR.
A determinação da Cetesb declara que todas as movimentações de resíduos necessitam dessa regularização em SP. O processo consiste em realizar um cadastramento diretamente pelo link: https://cetesb.sp.gov.br/sigor-mtr/
Após o cadastramento obrigatório para empresas que exercem o serviço de destinação de resíduos sólidos, todo novo MTR precisa ser gerado pelo site da Cetesb/Sigor e foi pensando nisso que os apps de gestão da Infohand agora possuem total integração com o site e geram MTRs automáticos.
Esse cadastramento demanda algum tempo, assim como para assimilação e, efetiva utilização pelos usuários e, se a acaso isso não tenha acontecido entre 1/1/2021, data da disponibilização do SIGOR MTR e, sua efetiva utilização pelo usuário, será necessária a geração de uma DMR (Declaração de Movimentação de Resíduos), onde o preenchimento é disponibilizado somente por trimestres.
“Aqueles que não conseguirem concluir a DMR não devem enviá-la incompleta, devem conclui-la e enviá-la assim que possível. As DMRs salvas e não enviadas não serão mais canceladas pelo sistema e permanecerão disponíveis para continuar a elaboração. Em 31/5 encerra-se o prazo para entrega da DMR – DECLARAÇÃO DE MOVIMENTAÇÃO DE RESÍDUOS referente ao 1º trimestre de 2021. Assim sendo, os geradores, destinadores e transportadores que realizaram movimentações sem MTR deverão utilizar seus próprios controles para computá-las e registrá-las na DMR do primeiro trimestre”.
Fonte: Cetesb/Sigor
Os aplicativos da Infohand acompanham e registram todas as operações de equipes, melhorando a gestão e aumentando a produtividade de empresas e negócios, e agora acrescentam mais esse benefício ao usuário – o trabalho automatizado na geração dos MTRs, mais uma inovação de extrema relevância para empresas do segmento de coletas e destinação de resíduos.